Com o final do ano se aproximando, sabemos que é essencial realizar um bom planejamento para finalizarmos o ano com aquela sensação de trabalho bem-feito, concorda?
Neste blog vamos abordar alguns temas importantes e que geralmente geram dúvidas de empresários preocupados com seus resultados e novas decisões.
Programação do 13º Salário
Regra geral, o prazo para pagamento da 1ª parcela do 13° Salário inicia em 01/fevereiro e termina em 30/novembro de cada ano.
Entretanto, se o dia 30 recair em sábado ou domingo, o pagamento deve ser antecipado para o último dia útil do mês de novembro. Desta forma, em 2024 o prazo para pagamento termina no dia 29/11/2024.
Já a 2ª parcela do 13º Salário deve ser paga entre o dia 01/dezembro e o dia 20 de Dezembro, e também deve ser antecipada se o dia 20 recair em dia não útil.
Tudo sobre o Décimo Terceiro Salário
“Empregados que aniversariam em janeiro e solicitaram antecipação da primeira parcela junto com suas férias, só poderão receber em fevereiro; empregados que fazem aniversário em dezembro, a primeira parcela deverá ser paga até 30/novembro.”
Férias – Individuais ou Coletivas
A programação de férias é outro assunto recorrente no final do ano, considerando que muitas empresas adotam Férias Coletivas.
Para se programar melhor, fique atento aos principais pontos abaixo:
- as férias não podem iniciar nos 2 dias úteis que antecedem feriados ou DSR;
- as férias podem ser divididas em até 03 períodos, um deles deve ser de no mínimo 14 dias e os demais de pelo menos 5 dias;
- férias coletivas também podem ser fracionadas;
- empregados com menos de 12 meses de contrato também tem direito a férias coletivas;
- o abono pecuniário (venda das férias) pode ser de até 1/3 dos dias de férias a que o empregado tem direito;
- faltas dos empregados durante o período aquisitivo impactam diretamente na quantidade de dias de férias que o empregado terá direito;
- após vencer o 2º período aquisitivo de férias, sem o respectivo gozo, ocorre a dobra do pagamento das férias;
- o pagamento das férias deve ocorrer até 2 dias antes do início do gozo de férias;
- no caso de férias coletivas, a empresa deverá comunicar, com 15 dias de antecedência, a Secretaria do Trabalho, o Sindicato correspondente e todos seus empregados;
- observe atentamente as possíveis particularidades da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).
Saiba tudo sobre Férias Individuais e Férias Coletivas
“O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é essencial para as pessoas. Para isto é fundamental que as empresas saibam como conceder de forma correta as férias individuais e férias coletivas, que trazem ótimos resultados para o crescimento sustentável das empresas.”
Reforma Tributária e a escolha do melhor Regime Tributário para 2025
Não poderia falar sobre planejamento e não mencionar a principal estratégia das empresas: O Planejamento Tributário.
É fato que o cenário tributário brasileiro nos próximos anos será muito diferente, devido a Reforma Tributária. É preciso estar preparado mental e financeiramente.
A principal mudança da Reforma Tributária é a substituição de 5 tributos por um IVA Dual de padrão internacional, já utilizado em 174 países:
- CBS – Contribuição sobre Bens e Serviços: Imposto Federal que substitui o PIS, Cofins e IPI.
- IBS – Imposto sobre Bens e Serviços: Imposto Subnacional que substitui o ICMS e ISS.
A Reforma Tributária acontecerá em fases. Inicia-se com a reforma da tributação sobre o consumo, depois sobre a renda e a folha e, durante todo o período, ocorrerão ajustes na tributação sobre o patrimônio.
A previsão de vigência integral é somente em 2033.
⚠️ A complexidade da Reforma Tributária não é para qualquer um.
Vou te dar 3 motivos pelos quais você precisa contar com um parceiro estratégico como a Marmo Contábil, para tomar decisões mais assertivas para o seu negócio:
Especialização
Com todas as mudanças que a Reforma Tributária trará até 2033, nossa equipe tem se atualizado constantemente sobre os impactos em cada segmento e setores. Isto garante que a sua empresa estará adequada em casa fase da reforma, sem surpresas, com uma estratégia eficiente e otimizada.
Planejamento
A escolha do regime tributário adequado pode trazer uma economia significativa, pois analisamos profundamente o mercado em que sua empresa está inserida e suas operações internas, para indicar o regime ideal, considerando todas as possibilidades de créditos e benefícios fiscais.
Créditos Tributários
Identificamos e gerenciamos os créditos que a sua empresa pode utilizar, para maximizar as oportunidades de negócios, fortalecendo sua empresa comercialmente.
Gestão Financeira: Eficiência e Saúde Financeira
Através das informações contábeis, a Marmo Contábil é capaz de analisar e ajudar a melhorar a saúde financeira da sua empresa.
Essa visão completa permite que as estratégias tributárias estejam sempre alinhadas à saúde financeira, proporcionando mais segurança para o seu negócio.
É muito importante que você tenha um controle financeiro eficiente, seja em planilhas ou algum sistema automatizado. O controle de contas a pagar e receber é essencial para realizar projeções financeiras dos seus compromissos, sejam eles com colaboradores, fornecedores e tributos.
Esta organização já diz muito sobre a saúde financeira do seu negócio.
Se não existe controle, é um problema.
Mas não se assuste, é perfeitamente normal e, em alguns casos compreensível, a ausência do controle financeiro. E sim, é possível corrigir este hábito, especialmente se você é cliente da Marmo Contábil.
Vamos a um rápido check-list para saber como está a saúde financeira do seu negócio?
- Você atrasa seus compromissos financeiros?
- Sente falta de uma equipe especializada?
- Não possui controle do fluxo de caixa?
- Desconhece os reais lucros da sua empresa?
Se a sua resposta foi sim para uma ou todas as perguntas acima, temos um desafio, mas nada que a Marmo Contábil não possa lhe ajudar!
A Marmo Contábil também cuida do seu financeiro, garantindo que a sua empresa esteja com os compromissos financeiros em dia. Conte com uma equipe especializada e que lhe proporcionará segurança e tranquilidade!
Já pensou no retorno financeiro que sua empresa pode ter quando o seu tempo, gasto na gestão financeira, for aplicado exclusivamente em estratégias focadas no crescimento do seu negócio?
Quem deve analisar a Saúde Financeira da sua empresa
“O setor financeiro está para uma empresa assim como o sol para o Sistema Solar. Não apenas tudo gira ao redor dele, mas como todos são impactados por ele, e um pequeno deslize, por menor que seja, pode gerar grandes complicações no presente e comprometer os próximos passos.”