Dentro do planejamento básico de uma empresa, todos os aspectos devem ser levados em conta para que seja possível alcançar as metas que foram traçadas. Assim, é imprescindível que os gestores associem os departamentos de gestão e de contabilidade da corporação para que eles atuem de forma conjunta na resolução de problemas.
Obviamente, existem alguns fatores que interferem nos negócios da empresa e não dependem necessariamente do planejamento do gestor. Entre eles está o clima e a possibilidade de acidentes em qualquer departamento ou durante os processos de recebimento ou envio de mercadorias. Porém, boa parte das situações que serão vividas durante um período, seja ele mensal ou anual, podem e devem ser previstas, principalmente no que diz respeito às finanças.
Trabalho em conjunto
A união de forças do departamento de gestão com o de contabilidade é fundamental para que a corporação defina quais serão as decisões estratégicas que serão tomadas dentro daquele período. Com uma análise mais aprofundada feita pelos dois setores, que podem apresentar visões diferentes em relação ao mesmo tema, é possível chegar a uma ação mais equilibrada e, assim, conseguir resultados melhores.
Exemplos de parceria
Entre as ações que podem ser colocadas em prática na gestão contábil da empresa estão a análise de indicadores, o planejamento tributário, a projeção do fluxo de caixa, a elaboração do orçamento e o controle orçamentário.
Um grande exemplo de parceria que pode ser estabelecida entre o setor de gestão e o de contabilidade da empresa é em relação ao livro diário. Seja em formato físico ou virtual, o livro é importantíssimo porque armazena todas as informações da corporação. Assim, na virada de cada ano, os dois departamentos podem trabalhar em conjunto para analisar os dados e projetar a melhor maneira de iniciar um novo ciclo.
Outra situação fundamental dentro de uma empresa é o envio de documentos de maneira correta. Afinal, obrigações como notas fiscais, holerites e pagamentos dos funcionários precisam receber atenção máxima por parte do departamento responsável para que, posteriormente, não gerem problemas. Com gestão e contabilidade trabalhando conjuntamente, a possibilidade de que algum erro passe despercebido é bem menor.
O setor administrativo também pode organizar os pagamentos e notas fiscais e enviar para o departamento contábil. Ao receber de forma precisa essas obrigações, a contabilidade tem todas as condições para dar prosseguimento ao processo de forma segura, evitando possíveis erros. Esses cuidados diminuem a possibilidade de ações trabalhistas baseadas em falhas cometidas pela própria empresa.
Todos esses exemplos práticos mostram claramente que o trabalho em conjunto é cada vez mais importante dentro de qualquer empresa. Unindo a gestão administrativa o departamento de contabilidade, a corporação pode crescer de maneira ordenada. Além disso, os funcionários dos dois setores serão capazes de perceber na prática que a colaboração é a melhor maneira de alcançar os objetivos.
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